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Marketing Gastronômico

Marketing Gastronômico

Com o acesso à internet, conseguimos ter um acervo maior de opções que possam nos ajudar de diversas maneiras. No marketing isso não se refere só a poder criar redes socais para conseguir maior alcance e contato com seu público, também se abre portas para criar maneiras mais “baratas” de divulgação, talvez formas mais eficientes de atingir quem você precisa atingir, facilidades para seus clientes, etc.

Tendo isso em mente, hoje falaremos sobre este assunto voltado para o ramo gastronômico! Quem aí nunca pesquisou no Google algum restaurante perto de sua casa ao invés de só sair procurando? Procurou por cardápios que lhe interessassem ou algum bom estabelecimento para sair com os amigos? Para que as empresas deste ramo tenham noção sobre o que devem fazer, leia este post que daremos várias dicas importantes que você não vai querer perder.

Tudo começa com uma boa rede social

Pode parecer óbvio, ter que criar uma rede social talvez seja o passo mais básico para que alguém queira conseguir conquistar e engajar o seu público através da internet. Entretanto, é de suma importância que isto seja levado a sério! Podemos encontrar diversos exemplos de perfis que foram totalmente abandonados ou que não possuem alguma estratégia, fazem alguma postagem randômica e pronto.

Comida é algo que nós seres humanos sempre estaremos interessados, afinal é uma de nossas necessidades básica.  Então, não irá faltar concorrência e pesquisas sobre o assunto, assim, você deve aproveitar para montar uma rede social bem estruturada, com postagens regulares, mostrando seus pratos mais populares, o ambiente, dar dicas de alimentação, o céu é o limite para a criatividade! Só prometa que não vai deixar seu perfil morrer, ok!? Lembre-se do Algoritmo! Este é um passo básico, porém crucial para seu negócio.

Os influencers

Continuando no assunto de rede social, quem aí nunca tirou foto de algo que comeu para postar no Instagram? Possivelmente este foi um dos motivos que muita gente começou a usá-la, era foto de comida para tudo quanto é lado! Quem lembra?

Com sua popularização, certamente de um jeito ou de outro, acabariam surgindo os influencers gastronômicos. Pessoas que conseguem ter um alcance fenomenal, apesar de na maioria dos casos, serem pessoas como eu e você. Muitas empresas investem seu marketing através destas pessoas, já que o custo não será tão alto e o alcance será mais direcionado para o seu público alvo, porque não tentar?

Não esquecendo que existem perfis muito bons para se seguir de chefes profissionais ou mesmo restaurantes, ficar constantemente de olho em todas estas possibilidades ajudará muito para você enxergar o que pode dar certo para o seu negócio. E para facilitar sua vida, vamos aqui indicar perfis que mais se encontram recomendações internet à fora, eles são:  @brunchboys, @foodrepublic, @buzzfeedfood, @tastemadebr, @idafrosk, @paolacarosella , @acozykitchen, @jamieoliver, @foodhunter.official.

Criar um site também é importante!

Outro fator importante que precisa ser abordado é a questão de ter um site ou não. Hoje em dia as pessoas pesquisam na internet qualquer coisa antes de executar, antes de sair para algum lugar que você não conhece, o que você faz? antes de comprar alguma coisa?  Ou de procurar algum lugar para comer fora?

No final das contas, é crucial que você tenha um site do seu estabelecimento, nem que seja um bem simples utilizando plataformas que lhe possibilitam criar um site simples (Wix, por exemplo). Lembre-se que ele será como uma vitrine, as pessoas precisam se sentir olhando diretamente para seu restaurante/lanchonete, deixar destacado a missão, visão e valores também é importante. Sem contar o cardápio, endereço, contato, fotos dos lanches, horário de atendimento, etc. Veja 3 exemplos:

1.      Big Kahuna Burger

Este é uma lanchonete de São Paulo conhecida por seus hambúrgueres com foco no bacon. Reparem como o site deles é cheio de identidade, um design bem único que batendo o olho você já consegue saber de onde vem. Informações sobre como surgiu o negócio, horário de funcionamento, entre outras coisas pertinentes.

2.      Taverna Medieval

Outro bom exemplo de identidade visual, pois tudo que é visto tem relação com o tema do restaurante, no caso, elementos medievais: Tipografia, logo, linguagem textual, inclusive as fotos do local têm tudo a ver com o tema. É ou não é um site que consegue passar bem como é seu ambiente?

3.      Fantini

Um exemplo mais simplório, que não deixa de ser uma base a ser seguida. Isso mostra como cada lugar lida com visuais diferentes, cada um com seu tema próprio, porém, tendo a mesma base que todos devem seguir para conseguir satisfazer e cativar seus clientes. Todos possuem carisma, tenho certeza que você ficou com vontade de ir em algum deles!

Misturando os dois mundos

Agora que você já possui rede social e site, vamos juntar o útil ao agradável, pois a tecnologia veio para facilitar nossa vida, não é mesmo? Portanto vamos pensar fora da caixa, existem diversas opções que podem surgir desta forma.

Você já pensou em organizar algum tipo de evento? É um tipo de situação que costuma atrair bastante pessoas e chama muito a atenção de todos. Tenho certeza que utilizando suas redes sociais o alcance de pessoas que possivelmente vão se interessar pelo seu serviço será bem maior do que os outros meios tradicionais.

Sem falar que, por exemplo, no Facebook tem uma ferramenta específica para isso, onde as pessoas podem marcar se irão comparecer, tem interesse, recomendar para algum amigo, etc. Todas as informações ficam dispostas para as pessoas que moram perto de seu estabelecimento e que também chamariam seus amigos para ter um dia incrível lá. Tem melhor cenário que este?

Quer atrair seus clientes fazendo promoções? Além de divulgações nas redes sociais, utilize também o poder do e-mail marketing! Você pode utilizar aqueles que adquiriu pelos eventos que divulgou e, envie para eles algo como uma promoção especial ou uma cortesia, mostrando que tem interesse naquela pessoa. É uma forma bem legal de tentar começar um bom relacionamento que irá lhe beneficiar de várias formas, incluindo as críticas construtivas, o que é imensamente importante para podermos enxergar os erros e corrigi-los, ou simplesmente melhor o serviço ainda mais.   

Patrocínio é uma arma potente

Nem sempre sua empresa consegue participar de algum evento, ou não tem equipe para montar um espaço só seu. Portanto, não se desespere! Se não for de um jeito, vai de outro. Participar como patrocinador também é uma alternativa muito válida. Se olharmos bem, quase todos os eventos possuem algum tipo de patrocínio na área alimentícia, afinal, ninguém pode passar fome em um lugar como este, correto?

Mas, voltando para nosso público alvo, existe um certo tipo de feira que seria a escolha perfeita: Food Park. Como o próprio nome já diz, é um espaço similar a um parque, porém, repleto de opções culinárias para que o público possa comer aquilo que estiver com mais vontade. É bom frisar que este tipo de feira não acontece só em São Paulo, mas sim no Brasil inteiro! Você não vai gastar muito seus recursos e irá alcançar seu público de maneira certeira, não tem o que errar aqui.

Vamos pensar em algo maior agora, na hipótese de você ter uma boa grana para investimento, talvez seja a hora de utilizar de artifícios bem maiores. Aposto que já ouviu falar do programa Master Chef, um dos programas culinários mais famosos no mundo inteiro e, um dos mais lucrativos da emissora bandeirantes (Onde o programa é exibido aqui no Brasil.)

É um fenômeno desde o dia em que saiu por essas terras em 2014, basta você olhar o Twitter no momento em que o programa está no ar, a #MasterChefBR possivelmente estará no trend topics. A visibilidade que eles possuem é gigante e, você pode aproveitar tudo isso. Existem diversas marcas que utilizam o programa para fazer anúncios, por mais que a audiência não esteja igual os outros anos, o número de patrocínios só aumenta! Portanto, não tenha medo de investir, o Brasil inteiro irá dar uma boa olhada em sua marca, não preciso nem falar que o retorno é garantido, certo!?

 

As dicas e informações mais quentes que você possa encontrar!

Tudo que abordamos até agora são etapas bem interessantes que vão lhe ajudar a ter uma noção melhor de como você pode utilizar o marketing para conseguir alavancar suas vendas, assim como, melhorar sua relação com seus clientes. Por isso, recomendamos que dê uma olhada em nossos outros posts, eles são bem variados e irão te deixar mais interado com outras opções interessante, falamos sobre: Pinterest, ter um blog, storytelling, copywriting, email marketing, etc.

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