O que é Marketing Esportivo?

Como sabemos, Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços, visando a criação de trocas que satisfaçam o indivíduo e os objetivos organizacionais.
Mas você sabe o que é o Marketing esportivo?
Com a Copa do mundo rolando nesse momento, nada melhor que falarmos de Marketing Esportivo para expandir os seus conhecimentos de torcedor não é mesmo?
Então vamos lá!

É tipo marca de geladeira em camiseta de jogador?

De certo modo… Sim!
O Marketing esportivo é um segmento dentro do marketing que tem como função gerar oportunidade de negócios dentro do mundo dos esportes gerando novas estratégias de publicidade e vendas.
Esse é um segmento muito lucrativo quando aplicado corretamente, pois o público alvo são os torcedores e fãs de um determinado time ou atleta e sabemos que esporte é mais do que um mero entretenimento, é algo que mexe com a paixão e emoção das pessoas.

Isso faz com que os torcedores sejam um público bastante fiel quando sua marca é uma parceira do time que ele tanto ama.

Como as empresas lucram com o marketing esportivo?

Bem, isso na verdade é bem simples, vamos pegar o exemplo da marca de geladeira:
Imagine que a Eletrolux quer patrocinar um time de futebol, o retorno desse patrocínio é obtido através da sua logomarca que será estampada nas camisas oficiais do time, além de ganhar uma porcentagem de lucro a cada vez que uma dessas camisas são vendidas.

Além, é claro, que a venda das geladeiras e outros produtos da Eletrolux vão aumentar expressivamente. Já que a empresa financia o seu time do coração, porque não comprar seus produtos e ajudar ainda mais o seu clube?

Claro que esse é só um dos diversos exemplos, mas existem muitas empresas que resolvem investir em times dos mais diversos esportes como Vôlei, Natação e até mesmo lutadores de MMA. Um bom exemplo é a empresa Goodyear que no ano passado patrocinou o time de basquete Cleveland Cavaliers, onde o nome da sua marca foi estampada na camisa do time, custando cerca de 10 milhões de dólares a cada temporada da NBA.

Outro método de patrocínio que uma empresa pode adotar é o naming rights.
Naming Rights é quando uma empresa compra o nome de um estádio (ou arena) de um determinado time, podemos pegar de exemplo o Allianz Parque que é o estádio do Palmeiras.
A Empresa paga um valor X para que o estádio em questão leve o seu nome, isso ajuda os clubes a pagarem a construção do mesmo e transforma a empresa (no caso a Allianz) em uma parceira do time, já que esse investimento está fazendo o time crescer ainda mais.

O patrocínio é uma das formas das empresas trabalharem com o marketing esportivo, essa é uma das formas mais populares aqui no Brasil, principalmente no futebol.
Porém, além desse ser o método mais popular de utilizar os esportes para gerar lucro, existem outros como:

  • Promoção de eventos ou torneios
  • Trabalho de comunicação realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc
  • Licenciamento de produtos

Além desses métodos, a lista é extensa, vai desde um comercial do Neymar sobre operadora de celular a espaços publicitários em placas no estádio (reparem nas placas dos estádios da Copa) ou até mesmo comprar o nome de um certo setor do estádio.

Cases de Sucesso

Super Bowl

O Super Bowl é o evento que encerra o final da temporada de futebol americano (NFL) nos Estados Unidos. É um dos maiores eventos do mundo e o maior de todo o país e, sem dúvida, é onde se mostra o poder do marketing esportivo.

Um espaço no Super Bowl de 30 segundos durante o jogo custou cerca 5 milhões de dólares no ano passado e com certeza a edição deste ano passou desse preço. Anunciar nesse evento não é para qualquer um, sem dúvida.
Uma das empresas a anunciarem no SuperBowl de 2016 foi a Pokémon Company que em parceria com Niantic desenvolveu o Pokémon Go que hoje tem mais de 100.000.000 de download na Playstore.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=2F46tGehnfo

Zurich Seguros

Aqui em terras brasileiras uma das campanhas mais interessantes foi a da Zurich Seguros que em dia de um “clássico” surpreendeu os torcedores que enchiam o estádio.

O jogo era Palmeiras contra Santos, porém para a surpresa dos torcedores quem entrou em campo foi o São Paulo FC e o Corinthians. Porém depois que o apito foi tocado, tudo não passou de uma “pegadinha”.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=9zU2lcwpzXs

Goooool! Da Sua Marca!!!

A indústria esportiva hoje é milionária graças a promoção de eventos e torneios, licenciamento de produtos, patrocínio de times, clubes e atletas, naming rights e diversas outras vertentes de negócios.

Porém, você e sua empresa devem se preocupar com qualidade e a produção de conteúdo para que ele seja extremamente atrativo para seus os clientes. Já que os esportes movem milhares de pessoas ao redor do mundo, é extremamente recomendado uma aproximação que impacte as emoções daqueles torcedores e fãs.

Mas e você já ouviu falar de Marketing Esportivo? Alguma empresa grande patrocina seu time do coração? Conta pra mim nos comentários vou adorar ler sua opinião!

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