Será que está cedo para planejar a Black Friday?

Em 23 de novembro acontecerá mais uma Black Friday. O Brasil foi adotando a data aos poucos e hoje é sinônimo de promoção (e fraude, mas depois falamos disso). Nesse dia, tanto as grandes lojas, quanto pequenos e-commerces, anunciam diversas promoções para os seus clientes.
Isso gera um aumento significativo nas vendas e por consequência no seu trabalho. Digo por experiência própria, que esse é um período muito difícil, principalmente para quem tem uma loja virtual.
Por isso no post de hoje, eu vou falar um pouquinho sobre esse dia tão esperado por nós consumidores e dar algumas dicas rápidas de como você, lojista, deve se preparar para ele. Vamos lá?

Planejamento é a chave do sucesso

Aqui nos Brasil os grandes varejistas têm o costume de “antecipar” a Black Friday lançando promoções na semana da data, essa é a famosa Black Week.
Não importa se a sua loja vai realizar promoções apenas na Black Friday ou a Black Week inteira, em ambos os casos, é necessário planejar e executar tudo com antecedência, para que você dê prioridade às coisas mais urgentes que vão acontecer nesse período.
Dito isso, eu vou listar algumas ações que vão ajudar no planejamento nesta data tão esperada.

Analise o seu estoque

Em primeiro lugar é necessário analisar o seu estoque, veja quais produtos você pode criar uma promoção e quais são mais procurados pelos clientes. Verifique também qual dos seus produtos vende menos. A Black Friday é ótima oportunidade para vender aqueles produtos parados em estoque, por isso tente fazê-los entrar em destaque.

Crie promoções

Ok, essa dica é óbvia, porém para criar uma boa promoção é preciso analisar diversos dados. Uma boa forma de se começar é analisar o preço da concorrência. Tendo um parâmetro de comparação, você consegue decidir a que preço sua oferta pode chegar.

Monte kits

Outra maneira de vender os seus produtos parados é colocá-los junto a um outro produto que possui um número de venda maior. Assim você pode criar uma oferta muito camarada para o seu público-alvo.

Negocie com os seus fornecedores

É muito importante que você realize uma análise de margem de lucro e negocie com seus fornecedores. Caso você não faça um planejamento estrutural, logístico e financeiro, sua empresa pode sair no prejuízo.

Divulgue suas ofertas com antecedência

É preciso que seus clientes saibam que você participara da Black Friday, por isso, é fundamental que você divulgue isso semanas antes do evento. Se você trabalha com E-mail marketing, ele pode ser uma excelente forma de divulgar os seus planos.
Caso você não possua e-mail marketing, uma boa forma é criar uma página para cadastrar os seus clientes, assim eles podem receber de antemão quais produtos entrarão em ofertas.

Black Friday

Cuidado com o Frete

Normalmente nessa semana da Black Friday, os correios e transportadoras ficam sobrecarregados de trabalho. Então, para evitar algum problema com o cliente em relação ao atraso de entregas, aumente o prazo.

Faça um orçamento voltado para mídia paga.

Decida quanto que a empresa vai investir, por quanto tempo, qual o ROI esperado em quais canais.
Google ADS, Facebook ADS, Youtube, Instagram ADS, esses são ótimos canais para se investir, mas esteja atento. É importante que você saiba qual é o seu público-alvo e se eles estão presente nessas plataformas. É sempre bom também guardar parte desse orçamento para possíveis imprevistos.

Reforce a sua plataforma de e-commerce

A Black Friday é uma loucura, é super importante que você prepare o seu site para um tráfego absurdo. A maior reclamação das pessoas em relação a ela é a capacidade de tráfego que um site pode aguentar. Digo por experiência própria, você não quer seu site fora do ar na Black Friday, ainda mais se você se planejou para ela!

Black Friday

Black Fraude

Apesar da Black Friday ser uma ótima data para comprar aquele Smartphone que você anda namorando, ou até mesmo aquele box maravilhoso do Harry Potter em capa dura, é preciso ter cuidado. Muitas empresas se aproveitam da data para enganar o consumidor de alguma forma.
Para que os seus clientes não se sintam enganados, ou tenham uma impressão ruim da sua loja, eu vou te falar algumas coisas que você NÃO deve fazer na Black Friday.

Não crie falsas promoções

Você provavelmente já ouviu a expressão “A Metade do Dobro”. Pois é, muitas lojas adotam essa prática na Black Friday. Não faça isso! Os consumidores de hoje não são burros. Sites como o Buscapé e o Zoom mostram o histórico de preço de um determinado produto. Além de você não conseguir realizar a venda, sua imagem ficará queimada com o seu público.

Descontos baixos

Algumas pessoas esperam a Black Friday para comprar tudo que tem para comprar no ano. Isso se deve aos enormes descontos que o varejo oferece. Contudo, se os descontos dos seus produtos não suprirem essa expectativa, é muito capaz do cliente se frustrar e não realizar a compra com você.

Não coloque toda a sua loja em promoção

Priorize os produtos com alto estoque, mas lembre-se que o natal vem após a Black Friday. Então, se você deseja limpar os produtos parados do seu estoque e renová-lo para as promoções de natal, esse é o momento.

Você já se planejou?

Enfim, respondendo a pergunta do título do post: Não, não esta cedo, na verdade se você ainda não se planejou é melhor começar já!
A Black Friday é responsável pelo aumento do ticket médio de muitas lojas. Então fazer parte dessa data é de extrema importância.

Uma Black Friday com resultados positivos pode colocar sim a sua marca na lista de opções fixas de compra para muitos consumidores!

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