São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

Como conseguir mais fãs para minha FanPage?

Como conseguir mais fãs para minha FanPage?

Olá, no post de hoje vamos falar sobre algo que no fundo é o que todos que tem uma fanpage no Facebook querem saber, como aumentar o número de fãs?

Então vamos lá para algumas dicar valiosas sobre isso:

1) Convide seus amigos do Facebook para curtirem sua página

Aqueles que aceitarem o seu convite para “curtir” sua página de fãs serão os seus primeiros “fãs”. Para começar, tente pensar no maior número de pessoas possível que você conhece. Se você tem colegas de trabalho, simpatizantes de qualquer coisa que você esteja fazendo (como arrecadação para uma instituição de caridade, construção de um website, blogs, etc), peça a essas pessoas que também se tornem fãs. Peça aos seus amigos para recomendar a sua página aos amigos deles também.

Também não é raro encontrar fan pages onde os próprios funcionários da empresa não curtem nem interagem na página. Alguns funcionários até desconhecem a existência da empresa nas redes sociais, sendo assim, eles são uma boa maneira de começar.

2)      Assinatura de e-mail

Dependendo do seu cargo ou atividade, você ja parou para contar quantas vezes por semana você troca e-mails com novos contatos?, com certeza esse número pode ser bem expressivo. Sendo assim, inserira o endereço da sua FanPage, junto à sua assinatura de email. Certamente, você terá mais chances de ter pessoas visitando sua página e, consequentemente, aumenta as chances de obter novos fãs.

3)      Coloque a caixa de fãs (like box) no seu site ou blog.

Clicar na opção “curtir” facilita as pessoas a encontrarem a sua página de fãs e curtir o site/blog. Adicione essa opção ao seu site, de preferência no topo da página, de modo que fique claramente visível. Porém, apesar de ser útil ter a opção “curtir” no topo das páginas, tê-la abaixo ou ao lado do artigo é ótimo, pois mostra os rostos reais das pessoas que já curtiram sua página do Facebook, e irá incluir as estatísticas sobre as pessoas que já são suas fãs.

4)      Incentive as conversas em sua página

Incentivar que seus fãs participem do conteúdo postado em sua página é fundamental. Por isso, engajá-los e fazer com que comentam, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens é muito importante.

Em muitos casos, as pessoas até tomam a iniciativa de comentar, curtir ou compartilhar postagens. No entanto, as empresas não incentivam que elas mantenham esse comportamento. Sempre que alguém comentar, curtir ou compartilhar uma postagem da sua empresa, agradeça – no mínimo – e responda ao comentário, por exemplo, com uma nova pergunta.

Assim, você mostra a este fã que a opinião dele é bem-vinda. Consequentemente, ele e os demais se sentirão mais confortáveis aos postar, pois sabem que a empresa valoriza a opinião e acompanha os comentários. A partir desse ponto, tenha em mente sempre responder aos comentários de seus fãs. Obviamente, nem todos são possíveis de responder, mas se conseguir responda e incite mais diálogo. Além disso, dependendo do seu negócio, o volume de comentários pode ser muito alto, mas tente sempre responder pelo menos alguns.

5)      Promoções

Sorteios e promoções sempre chamam a atenção das pessoas. Realizar sorteios periódicos em sua página ou oferecer descontos aos seus fãs é uma boa forma de conseguir mais audiência.

Dica de Ouro: É possível ter conteúdo privado apenas para os fãs no Facebook. Este é o lugar onde você pode colocar “descontos” para produtos, vídeos ou fotos, serviços, etc. Se o leitor ainda não “curtiu” o site, no entanto, o link irá simplesmente alertar o leitor para o fato de que eles precisam “curtir” o site a fim de desfrutar das ofertas. Se isso irá ou não funcionar para sua página, depende realmente da qualidade e conveniência que você está oferecendo, e então, você precisa manter a qualidade da página para manter algumas pessoas que “curtiram” apenas o tempo suficiente para conseguirem o que queriam e depois desfizeram o “curtir” na sua página!

6)   Anúncios

Anunciar no Facebook em busca de audiência é sempre uma boa pedida. Então, se você quer movimentar sua base de fãs, anunciar é uma excelente ferramenta. Você pode anunciar para obter outros resultados, além de mais fãs. Entretanto, com anúncios focados em mais fãs, segmentando para audiência correta e promovendo a manutenção dos usuários que curtirem sua página, com bom conteúdo, mesmo com pouco investimento, você verá os resultados.

7) Postar Conteúdos “Compartilháveis”

Uma ótima maneira de conseguir fãs é postando mídias (texto, imagem, vídeo, etc) de algum assunto RELACIONADO com sua página e que desperte a atenção das pessoas ao ponto de fazê-las compartilharem o conteúdo com os amigos delas. Como sempre digo aqui, relevância é tudo!

8) Não tenha medo de ser criativo

Se você é uma empresa ou negócio, encontrar formas criativas de se conectar com seus clientes existentes e potenciais ainda é um processo de aprendizagem, e parte desse processo vai incluir falhas, o que é bom também! O que mais importa é que você continue tentando, ouvindo, interagindo com seus fãs e ter coragem o suficiente para ser honesto(a) sobre o que não funciona e estar pronto(a) para mudar para a melhor.

9) Manutenção da página

As pessoas estarão mais inclinadas a continuar visitando e compartilhando a página se você mantiver o conteúdo regular, interessante e atualizado. E você quer que elas compartilhem esse conteúdo, por isso certifique-se de que ele seja o tipo de conteúdo que as pessoas adoram compartilhar, como fotos, jogos, vídeos e links para artigos realmente interessantes.

Pense em maneiras de poder criar conteúdo exclusivo que só seja publicado em sua página no Facebook, isso é um verdadeiro incentivo para que as pessoas gostem de sua página e a sigam regularmente; seus leitores irão ficar sempre na expectativa de atualizações exclusivas e divulgarão a sua página para você.

Faça uso de pesquisas, questionários, histórias interessantes, citações, etc, para chamar atenção. Não basta anunciar o seu próprio produto, serviço ou interesse – seja generoso em diversificar o que você está compartilhando com seus fãs e eles vão lhe recompensar compartilhando o conteúdo, o que, por sua vez, incentiva os outros a fazerem parte da sua página.

Não deixe a sua conta estagnar; se você ficar impossibilitado de acessar a internet por um período de 6 semanas ou mais, deixe postagens programadas e faça entradas regulares na página, carregando o conteúdo enquanto você estiver fora. Reaparecer de repente pode levar as pessoas a desfazer o “curtir” da sua página por terem esquecido que ela existia e por já não terem o mesmo nível de “confiança” ou interesse na mesma.

 

É isso aí gente, construir uma base de fãs requer tempo e dedicação. Exige consistência, bem como a certeza de que você também retribua os esforços dos fãs que estão lhe apoiando ativamente e compartilhando as informações e atualizações que você está fornecendo. Se for paciente e persistente, você vai construir uma reputação como uma “marca” confiável no Facebook. Não há nada mais emocionante do que descobrir que você apareceu no blog ou artigo de alguém como um exemplo de como se relacionar bem com a mídia social!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *