Como aumentar o meu alcance orgânico?

Todos sabemos que alcance orgânico não é nada fácil de se conseguir hoje. Depois das mudanças que Zuckerberg realizou no Facebook, o alcance orgânicos das empresas é quase nulo.

Hoje, obter algum resultado positivo sem anúncios patrocinados é uma proeza que poucas pessoas conseguem alcançar. Pensando nisso, resolvi separar algumas dicas para aumentar o seu alcance orgânico tanto nas redes sociais quanto nos mecanismos de busca.

Blogs

A melhor forma de aumentar o alcance orgânico nos mecanismos de busca é aplicando regras de SEO (Otimização de Mecanismo de Busca) no seu conteúdo. O objetivo dessas regras é padronizar o conteúdo de uma forma que ele se torne mais agradável de ler e mais fácil de ser encontrado nas buscas do Google.

Um conteúdo bem escrito e de fácil entendimento diminui a taxa de rejeição da sua página, e pode aumentar as chances de você ser recomendado para alguém.

Alcance

Vamos as dicas:

Configure uma palavra-chave

Não importa qual plugin de SEO você utilize, sempre configure uma palavra-chave. Essa palavra-chave vai definir quando o seu conteúdo vai aparecer no Google! Se você está fazendo um post sobre um filme por exemplo, coloque o nome do título como palavra-chave!

O ideal é que essa palavra-chave apareça no título do seu conteúdo, na url (link), no primeiro parágrafo do texto e na meta-descrição. Isso faz que o leitor e o Google saibam do que se trata o seu conteúdo e te ranquear melhor nas buscas.

Seja claro e objetivo

Qual é a primeira coisa que você pensa quando vê um textão no Facebook ou em qualquer lugar na internet? Sim, as outras pessoas vão se expressar da mesma forma. Então evite parágrafos muito longos.

Deixe no máximo 16 a 20 palavras por parágrafo, acredite isso ajuda demais.

As pessoas tendem a não ler textões por pura preguiça, é uma coisa super normal de acontecer. Encurtando suas frases e deixando o seu texto mais separado, a legibilidade vai ser mais agradável e convidativa para o leitor.

Links Internos e Externos

Se o seu assunto tem ligação com outro conteúdo já abordado no seu blog porque não linka-lo? Links internos fazem o leitor conhecer mais o seu trabalho e aumentar a interatividade dele com seu conteúdo. Isso é excelente para aumentar o tráfego do seu site.

Links externos também são muito bem-vindos, é muito bom quando você está lendo uma resenha de um livro que te interessa e já tem o link de compra ali.

Não custa nada você colocar o link para aquele produto e acredite o leitor mais notar que você fez isso por ele.

Utilize imagens

Se o seu texto é sobre um assunto muito complexo ou você não consegue encurtar a suas frases, utilize imagens.

Imagens deixam o seu texto o mais visual possível, isso quebra aqueles parágrafos que não terminam e melhora o visual do post em geral.

Não se esqueça de escolher uma imagem de capa bem bonita e que combine com o conteúdo abordado e de colocar a palavra-chave nos textos alternativos das imagens ok?

Configure uma meta-descrição

Meta-descrição é aquele texto que aparece debaixo do link do seu site sabe? Esse aqui:

Essa descrição é muito importante, ela que vai ajudar o leitor a entrar na sua página ou não. A dica aqui é deixá-la o mais chamativa e clara possível.

Quer saber mais sobre SEO? Ou até mesmo não sabe como aplicar isso no seu site? Clique aqui e confira um tutorial completo sobre SEO!

 

Facebook

Sim, nós sabemos, o Facebook não está pegando leve com as empresas, por isso temos dicas para você conseguir mais alcance.

 

 

O Facebook recomenda você postar conteúdo de qualidade em vez de sair postando que nem um maluco. Por isso foque na qualidade pois isso agrega valor com ao seu público.

Acreditem, é melhor eles ficarem ansiosos por mais um post de qualidade do que ver 10 posts seguidos e falarem, “ah ótimo outro…”. Conteúdos de qualidade são mais compartilhados e geram engajamento com seu público.

Frequência e Horários

Se você não tem disponibilidade de ficar postando a cada minuto como a maioria das fãs pages fazem, não entre em pânico. Eu sei que postar de vez em quando não vai aumentar o alcance, porém, em compensação, o seu público não vai enjoar do seu conteúdo tão fácil.

Analise bem os resultados das suas postagens e defina um horário ideal para que o seu público se lembre que sua página está firme e forte. Então teste! Poste em horários regulares e analise quais deles você tem um maior resultado de interações e alcance.

Outra dica é não publicar nada em horários mortos. Esses são aqueles horários que a maioria dos usuários estão desconectados (provavelmente no horário da madrugada) e escolha também um horário em que a sua concorrência não esteja postando, ajuda aumentar a visibilidade e alcance do seu conteúdo.

Mantenha os vídeos no Facebook

Vídeos são ótimos para aumentar o alcance orgânico. Por isso em vez de colocar um link do Youtube, publique o seu vídeo no próprio Facebook. Publicando esse vídeo na própria plataforma, gera muito mais alcance pois eles têm uma auto reprodução, diferente dos vídeos do Youtube.

Prestem atenção na Thumbnail e duração desses vídeo também ok? Apesar de as pessoas pararem para ver um vídeo com uma imagem de capa chamativa. Elas não têm muita paciência para vídeos muito longos. 2 a 3 minutos é o recomendado.

Alcance

Imagens adequadas sempre

O Facebook está favorecendo o alcance orgânico de postagens que contém imagens ou fotos com as dimensões exatas recomendadas pela plataforma. A visibilidade é completa por isso são mais atraentes e geram mais interação.

Segundo o site Engage as dimensões recomendadas para um post são de 1000×1200.

Está interessado em saber quais as outras dimensões ideais nas redes sociais? Clique aqui e descubra!

Instagram

Apesar de ser uma rede social rápida e sem vídeos longos, o Instagram é uma ótima alternativa para aumentar a popularidade da sua marca. Por isso vamos deixar algumas dicas para você aumentar o seu número de likes e seguidores.

 

 

Não saia postando qualquer conteúdo no Instagram da sua marca. Se sua empresa é uma floricultura, post fotos das flores da estação, dicas de adubo e coisas relacionadas a jardinagem.

Seu conteúdo vai ser direcionado aqueles que queiram ver ou seja o seu público-alvo. Se você deseja um boost extra, analise suas publicações passadas, quais geraram mais curtidas, quais geraram mais comentários. Essas publicações vão te levar no caminho certo para atrair mais seguidores.

Qualidade das fotos

Vocês já curtiram uma foto só por ela ser bem bonita? Não tem nada a ver com o seu gosto mas só porque ela é bem tirada? Eu já! E acredito que muita gente também já deve ter curtido.

Qualidade nas suas publicações é essencial!, ainda mais se você tem uma loja virtual! Um produto bem apresentado é o primeiro passo para uma compra bem-sucedida.

Hoje não é preciso comprar uma câmera profissional para tirar boas fotos. Alguns smartphones intermediários já tem uma câmera de qualidade altíssima, basta você ter uma boa iluminação e bons ângulos. Então caprichem nas fotos ok?

Utilize as hashtags certas

As hashtags marcam as suas publicações numa espécie de filtro entre todo o conteúdo dos usuários. Hoje é possível seguir algumas hashtags, então utilize-as estrategicamente para aumentar o seu alcance.

Isso requer muitos testes e mais testes, porém se você segmentar bem suas hashtags você vai obter mais seguidores e visibilidade na rede social.

Quer saber mais dicas de Hashtags? Clique aqui e confira o nosso post sobre elas!

Interaja com os seus seguidores!

Ignorar os comentários dos seus seguidores é o mesmo que falar que você não se importa com suas opiniões. Isso pode fazer com que eles percam o interesse nas suas publicações e até parem de seguir o perfil da sua marca.

Por isso sempre interaja com eles, curta as suas publicações, tire dúvidas e trate bem quem manda sugestões e criticas ok? Nunca se sabe quando uma parceria pode aparecer, por isso tratar bem o seu público é fundamental.

Sempre procure por mais!

Por mais que alcance orgânico seja muito difícil de se conseguir, aplicando essas dicas, com certeza, você irá perceber uma melhora considerável nas estatísticas da sua marca. Você pode também sempre procurar um profissional qualificado para analisar esses dados. Assim definindo qual é a melhor estratégia do seu negócio.

Mas e vocês, já usam algum desses métodos? Quais? Você tem um bom alcance orgânico no Facebook? 

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Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

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