Aumente hoje mesmo as suas vendas pelo WhatsApp com essas dicas simples (e sem bancar o chato)

Diferente do Twitter, Tumblr, e Pinterest, existe um aplicativo que é indispensável nos smartphones brasileiros: O WhatsApp.
Em fevereiro de 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o mensageiro bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.
Ou seja, só aqui no país, mais de 120 milhões de pessoas de usuários utilizam o aplicativo.
Devido ao seu grande sucesso, as empresas começaram a se adaptar e a utilizar o aplicativo também como uma ferramenta de trabalho.
Nesse post você vai aprender como:

  • Utilizar o WhatsApp de maneira profissional
  • Aumentar as vendas da sua loja virtual
  • Desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes sem ser invasivo
  • Evoluir o seu método de vendas aumentando a taxa de abertura das mensagens
  • Dicas para aumentar a sua agilidade de vendas

Continue lendo….
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1º – Baixe o WhatsApp Business

No dia 18 de Janeiro de 2018, o WhatsApp Bussiness foi lançado.
O Aplicativo é uma versão do WhatsApp porém destinada a pequenas e médias empresas.
Se você deseja vender utilizando o app, não existe melhor opção! Seja profissional.
Além de ser gratuito, ele oferece diversos recursos especiais que organizam, automatizam e mensuram suas conversas com os clientes.

Funcionalidades exclusivas:

Nele é possível configurar o perfil da sua empresa e adicionar informações como:

  • Localização (caso você possua uma loja física);
  • Seu tipo de negócio;
  • Descrição do negócio;
  • Horário de atendimento;
  • Endereço de E-mail;
  • Link do Site;
  • Estatísticas;

Além disso, o app também fornece um link curto ao estilo bitly, onde é possível inserir nas redes sociais da sua marca, e-mail ou site.
Isso, sem dúvidas, facilita a vida dos clientes que ficaram interessados no seu produto/serviço e que queiram tirar dúvidas.
Por fim, é possível também configurar:

  • Mensagens de ausência, caso o cliente entre em contato fora do seu horário de atendimento.
  • Mensagens de saudação, para quando o cliente entrar em contato com você pela primeira vez.
  • Respostas rápidas que servem como atalhos ( Ex: você digita /obrigado e é enviada a seguinte mensagem “Obrigado pela sua preferência, tenha um ótimo dia!”)

2º – Consiga contatos

Para que você tenha sucesso em suas vendas no WhatsApp, contudo, é necessário primeiramente convencer o seu público a passar esse contato, e, é claro, sem ser chato….
Uma maneira de conseguir isso é incentivando as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços a entrarem em contato via o aplicativo.
Como fazer isso? Simples.

  • Ofereça o número para tirar dúvidas;
  • Deixe o link direto em todas as redes sociais para que as pessoas entrem em contato para saber detalhes sobre os produtos ou serviços da empresa;
  • Forneça descontos em caso de contato via WhatsApp ( Por exemplo: “Envie #Pizza16 via WhatsApp para o número (XX) (9XXXX-XXXX) e ganhe 15% desconto na compra de uma Pizza Extra Grande”.)
  • Deixe o número disponível para receber críticas e sugestões
  • Divulgue o seu número para quem já é seu cliente e coloque-se à disposição.

Então, depois de conversar com o cliente peça educadamente ao mesmo que ele o adicione em sua agenda, e adicione-o também na sua.
Se ele vier a realizar uma compra, ter o número dele pode te ajudar a melhorar o seu pós venda e ter um feedback sobre a experiência de compra com sua empresa.
Caso ele não realize a compra, pode ser que futuramente ele volte a se interessar.

Fornecer o número do seu WhatsApp a alguém ou a alguma empresa é algo bem pessoal. Então, sempre dê o devido valor e respeito a pessoa que o der.
Dica: Nunca mande mensagens para números desconhecidos ou sem o consentimento das pessoas! Além de ser uma invasão de privacidade, o WhatsApp pode te considerar como Spam e bloquear a sua conta.

vendas pelo WhatsApp

3º Crie listas de Transmissões

Tanto o WhatsApp normal quanto o Business possui uma função chamada: Lista de transmissões.
Essa função te permite enviar uma mensagem específica para até 256 contatos da sua agenda.

Esse é um recurso muito interessante, pois, com ele é possível criar listas e classificar clientes e potenciais clientes de maneira simples e fácil.
Assim, se você tiver o seu cliente (ou cliente potencial) adicionado na sua agenda e vice e versa, será possível disparar promoções e divulgar novidades da sua loja com muito mais facilidade.
Diferente dos grupos, esse é um contato mais pessoal, desse modo, a chance do seu cliente visualizar e interagir com você é muito mais alta.
Uma desvantagem de grupos é a moderação.
Criação de regras leva tempo, e nem sempre essas regras serão respeitadas.
Não quer dizer que grupos não dão certo, ok? Não é isso.
Inegavelmente existem empresas que investem sim em grupos e eles dão muito retorno, porém as pessoas tendem a se incomodar mais com a frequência de mensagens deles.

4º Utilize o WhatsApp Web

Trabalhar em uma empresa não é fácil, muitas vezes a gente deixa de responder uma mensagem por estar ocupado com outra coisa no computador.
Isso, sobretudo, não é admissível. Os clientes querem respostas rápidas, ágeis, objetivas e eficientes.

O WhatsApp Web pode ajudar de diversas maneiras, como:

  • Estar no WhatsApp da sua marca e realizar as suas tarefas diárias.
  • Agilidade para digitar e responder múltiplas mensagens
  • Facilidade para enviar fotos e arquivos
  • Rapidez na hora de enviar links de compra ou de página de vendas.

É possível acessá-lo principalmente através do navegador de internet, porém, ele possui um programa para Windows e Mac. Clique aqui para baixá-lo.

5º Não exagere nas mensagens

Frequência é uma coisa importante e deve ser levada em consideração na hora de montar a sua estratégia de vendas.
Afinal, o cliente não pode se cansar de você e ao mesmo tempo não pode esquecer da sua marca.
Isso varia de cliente para cliente. Cabe a você segmentá-los e desenvolver um cronograma de envio de mensagens e promoções para cada contato ou cada lista de transmissão.
Contudo, seja inteligente, apenas mande alguma mensagem quando realmente tiver algo interessante para divulgar.

vendas pelo WhatsApp

6º Facilite a compra para o cliente

Após tirar as dúvidas, mostrar o produto e apresentar os diferenciais da empresa, chegou a hora de fechar a compra!
O que deve ser feito?

Para esse momento, existem algumas opções viáveis:

  • Enviar o link direto do produto, caso possua um site ou loja virtual
  • Gerar um link de pagamento, via Pagseguro ou o Mercado Pago
  • Passar seus dados bancários para depósito e pedir um comprovante

7º Deixe a criatividade falar mais alto

Não demonstre para o seu cliente que você está interessado apenas no dinheiro e nada mais.
Portanto….Inove! Seja criativo e utilize esse meio de comunicação para encantá-los! Será amor eterno pela sua marca!
Encontramos vários cases de sucesso nessa matéria publicada no E-Commerce Brasil; veja abaixo:

  • A maionese Hellmann’s lançou em 2014 o WhatsCook, que ensinava receitas personalizadas a partir dos ingredientes que o cliente passava.
  • A montadora Mitsubishi convidou consumidores a tirar dúvidas e agendar um test-drive com o modelo Lancer pelo aplicativo.
  • A concessionária Victoria Veículos encaminha negociações com clientes usando o WhatsApp.
  • A grife TomaHawk Fit agenda entregas em estações de metrô pelo aplicativo.
  • A vodca Orloff criou o personagem Estagiário Sênior, que dá dicas sobre drinks e como organizar festas, com uma linguagem bem jovem.
  • O Sorvete Naked vende picolé de fruta 100% natural via WhatsApp.
  • A corretora Graco Exchange usa o aplicativo como canal de comercialização de moedas estrangeiras e cartões de viagem pré-pagos.
  • A franqueadora alimentícia Nutty Bavarian troca experiências com colegas do setor por WhatsApp.
  • A loja Central Fit abriu um canal no WhatsApp para tirar dúvidas sobre como e quando tomar cada suplemento, com respostas supervisionadas por profissionais da área. Bombou!
  • A Sonho de Valsa criou a ação “Plantão do Amor”, que dava dicas pelo aplicativo de como comemorar o dia dos namorados.

vendas pelo WhatsApp

O que estão esperando?

É importante que você saiba em qual rede social o seu cliente está. A grande vantagem do WhatsApp é que mais de 90% dos seus clientes estão nele.
Ele, é sem dúvida nenhuma uma febre, principalmente aqui no Brasil.
As empresas inicialmente o utilizavam (e ainda utilizam) como ferramenta de interação entre os seus funcionários.
Hoje, é possível utilizá-lo de várias maneiras possíveis, e como vimos, é um método eficaz de venda.
Então, espero que essas dicas tenham te ajudado a entender do porque dele ser uma ótima ferramenta corporativa e como tirar o proveito máximo do mesmo.
Mas agora eu to curiosa, afinal, vocês utilizam o WhatsApp para vender?
Conheciam algumas dessas funcionalidades do Business?
Qual das dicas você achou mais interessante?

 

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