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A importância do E-mail Marketing

A importância do E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima forma de disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com seus contatos, é uma ferramenta rápida e de baixo custo que pode ser muito útil para diversos tipos de negócio. Ele deixou de ser apenas uma ferramenta de promoção e propaganda e passou a integrar a estratégia de comunicação das mais diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

É importante apresentar ao cliente newsletters com novas opções de conteúdo. Além disso, quando atraímos clientes pelo conteúdo, podemos criar um maior engajamento para o compartilhamento de posts e consequentemente aumentar o acesso ao site, sem contar que o conteúdo pode ter um ótimo retorno através do marketing boca-a-boca.

Há quem aponte que o modelo já está gasto, porque o consumidor está cansado de mensagens promocionais e o e-mail acaba se tornando spam. Mas, na verdade, uma estratégia bem pensada e executada de e-mail marketing possibilita transformar a ferramenta na mais eficiente maneira de converter ou fidelizar clientes.

Mesmo que seu público-alvo esteja muito bem definido, ele não será todo igual. Por isso, não faz sentido que fale para todos da mesma forma: não terão todos a mesma idade, a mesma formação, a mesma capacidade financeira; não viverão todos no mesmo local nem terão os mesmos desejos, necessidades ou interesses.

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Ao invés de ter que definir uma única mensagem para passar para todo o seu público, poderá alterá-la – total ou parcialmente – e adaptá-la especificamente a grupos pré definidos em critérios que podem ser tão variados como desejar. Estes podem ser agrupados em três categorias diferentes:

  • Dados demográficos: os mais básicos e aqueles a que mais facilmente terá acesso, como o sexo, localização geográfica, etc.
  • Comportamento anterior: uma informação extremamente importante e também ela relativamente fácil de conseguir. O que é que o cliente comprou anteriormente? Quais os produtos que mais lhe interessam?
  • Preferências pessoais: a melhor forma de saber o que o seu cliente quer é perguntar-lhe. Através de dados de registo do seu website, inquéritos e questionários que podem ser relativamente simples e não intrusivos, poderá recolher a informação mais valiosa para si e para o seu negócio: saber exatamente o que seu cliente procura, para que lho possa oferecer.

Tendo presentes estes principais pontos-chave, a importância do e-mail na estratégia de marketing pode resumir-se à eficácia com que permitirá fazer chegar a sua mensagem ao seu público, aliada aos escassos recursos técnicos, humanos e financeiros que este meio exigirá, quando comparado com os outros meios possíveis. No entanto, o e-mail não é um meio miraculoso que dispensa todos os outros.

Ao inscrever-se na sua mailing list, ao registar-se no seu site ou qualquer que seja a forma que o seu público optou para lhe fornecer o email, isso significa que a pessoa está te dizendo “quero receber a sua comunicação”. Está, assim, assumindo-se como um potencial cliente, que está disposto a comprar o que você tem para vender.

Por hoje é só!

Até a próxima!

Thais Nobile

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